Livros costumam ter uma excelente relação custo/benefício, principalmente em se tratando de livros de negócios: normalmente são baratos e o conhecimento que você recebe em troca muitas vezes supera em várias vezes o valor que você pagou no livro.

Infelizmente, a abundância de títulos no mercado (muitos deles de qualidade questionável) acaba gerando um efeito colateral: diante de tantas opções, como saber quais são os livros que realmente podem colaborar para o seu sucesso pessoal e profissional?

Eu criei uma lista com alguns livros que todo empreendedor digital deveria ler e resolvi compartilhar aqui com você.

Geração de Valor (1, 2 e 3) – Flávio Augusto da Silva

Eu sou suspeito para falar do Flávio Augusto. Para começar, existe uma “empatia natural de origem”: sem que eu suspeitasse quem um dia ele iria se tornar, nós éramos “quase vizinhos” na periferia do Rio, há muitos anos atrás.

Não, não nos conhecíamos, mas a distância da minha casa para a casa dele era papo de um quilômetro, se chegasse a tanto.

Eu sei que pode parecer bobagem, mas isso dá “um certo gás” no quesito “se ele pode, por que não eu?”.

E a essência dessa trilogia, para mim, é exatamente essa: todos podemos ser empreendedores. Não que seja fácil. Não vai ser. Nunca é. Mas a capacidade todos nós temos.

Somos feitos do mesmo material.

Outra tecla que o Flávio bate muito: ESTABILIDADE NÃO EXISTE. Esses livros dão uma perspectiva bem ampla sobre o assunto.

Todo o “software mental” que o empreendedor precisa ter para ser bem-sucedido é dissecado nessa série de livros. Simplesmente obrigatórios.

Pai Rico Pai Pobre – Robert Kiyosaki

Dos livros recomendados para empreendedores, acredito que esse foi o primeiro que eu li. E admito, foi uma “revolução na minha cabeça”.
Kyiosaki simplesmente expõe nesse livro a “fórmula da riqueza”.

E essa “fórmula” consiste em acumular o que ele chama de “ativos”.

No livro, o conceito é diferente de seu significado contábil: ativo é tudo aquilo que “coloca dinheiro no seu bolso”. “Passivo”, por outro lado, é aquilo que “tira dinheiro do seu bolso”.

Uma casa, então, é um passivo – se você morar nela. Se ela é fonte de renda, como no caso de um aluguel, ela se torna um ativo.

Assim como os livros “Geração de Valor”, “Pai Rico Pai Pobre” é FUNDAMENTAL para a construção da mentalidade de empreendedor.

Empreendedor Rico – Robert Kiyosaki

Não adianta saber tudo sobre o SEU NICHO. Tocar um negócio sempre envolve muito mais do que isso. O legal desse livro é que o foco dele é justamente isso: te mostrar todos os aspectos envolvidos na criação e administração de um negócio.

Trabalhe 4 Horas Por Semana – Timothy Ferris

Não, sinceramente eu não creio que qualquer pessoa que leia esse livro realmente imagine que irá trabalhar apenas 4 horas por semana. O próprio Tim Ferris muito provavelmente não trabalha 4 horas por semana.
Dito isto: o que o livro mostra é que, tecnicamente, isso é possível, ainda que a maioria das pessoas não opte por isso.

Porque a ideia central não é mostrar que você pode trabalhar menos e sim mostrar como você pode voluntariamente se retirar da cadeia de processos de negócios do seu próprio negócio.

E quando você consegue se retirar dessa cadeia de processos você faz com a sua vida o que o você desejar fazer – inclusive trabalhar, rs.

Sério, esse livro é obrigatório. Se você não leu ainda, pare de ler agora esse post, encomende o livro, depois continue a leitura.

 

O Mensageiro Milionário – Brendon Burchard

Brendon foi extremamente feliz na concepção desse livro. É muito comum falarmos em “empreendedor digital”, e eu mesmo uso bastante esse termo.
A ideia que o Brendon passa nesse livro é que na verdade, esse mercado é mais do que isso.

É um mercado de “mensageiros”.

Por “mensageiro”, entenda “pessoa que tem uma mensagem a transmitir”.

Isso amplia sensivelmente o horizonte desse mercado.

Você pode ser escritor. Coach. Consultor. Mentor. Infoprodutor. Não importa. A ideia é a mesma. No fim das contas, você está levando uma mensagem ao mundo.

A maneira como o Brendon analisa essa mercado é espetacular. Se você está ou pretende fazer parte desse mercado, você tem que ler esse livro.

Tribos – Seth Godin

Um clássico do genial Seth Godin que já se tornou referência quando falamos de relacionamento com a sua audiência.
Se você possui uma “causa”, uma ideia, uma visão de futuro, e outras pessoas compartilham dessa mesma visão, não há razão para que você não assuma a liderança da sua tribo.

Leitura indispensável.

 

Nocaute (Jab, Jab, Jab, Right Hook) – Gary Vaynerchuk

Clássico sobre marketing de conteúdo. Eu me senti na obrigação de colocar o título original pois acredito que o sentido original se perdeu na tradução. “Jab”, na linguagem do boxe, é um “golpe fraco”, enquanto que o “right hook” (gancho de direita) é o golpe para derrubar o adversário.

A analogia aí é a seguinte: “jab” seria entregar conteúdo de valor para a sua audiência, ao passo que o “right hook” seria o pitch, a oferta em si.

Os Segredos Da Mente Milionária – T. Harv Eker

Existe todo um mindset, toda uma mentalidade que precisa ser preparada se você quiser realmente fazer dinheiro.
E acredite, a sua mente pode estar te sabotando, te impedindo de faturar mais.

T. Harv Eker acredita que todos nós temos um modelo mental para lidar com o dinheiro, e que se crenças limitantes estiverem enraizadas nesse modelo você estará criando obstáculos para a sua própria riqueza.

The Ultimate Sales Letter – Dan Kennedy

Dan Kennedy é o copywriter mais bem pago da América, quiçá do mundo. O cara é uma lenda. Esse livro é um clássico sobre copywriting.

Nele você vai aprender os segredos de escrever uma boa copy, inclusive com diversos exemplos de copy reais.

Caso ainda não tenha ficado claro, é o seguinte: Dan Kennedy é O CARA. Qualquer coisa que ele escreva vale a pena ser lida.

PERGUNTA: Qual a sua opinião sobre a lista? Quer compartilhar sua visão sobre algum desses livros? Tem outra sugestão? Fala aí nos comentários!

 

Share This