Você certamente já ouviu mil vezes o “canto da sereia” do marketing digital. Você vai ficar milionário, vai trabalhar de qualquer lugar, vai viver uma vida incrível, etc, etc.

Eu não vou dizer que isso é mentira. Pelo contrário, é uma realidade cada vez mais presente. Mas existe um outro lado que quase ninguém fala.

E foi por isso que eu resolvi escrever esse post: para te contar a verdade sobre o marketing digital. Aquilo que todo mundo que tá dentro sabe, mas muitas vezes quem tá de fora não faz ideia.

Só para deixar claro: o meu intuito aqui não é te desanimar, pelo contrário, longe disso. Eu só acho que fica mais fácil tocar um negócio quando a gente conhece os dois lados da moeda.

Não é Fácil

Por alguma razão, muita gente associa a ideia de trabalhar em casa pela internet como “trabalho fácil”. Sério, é bem longe disso.

Claro que você vai ter as suas vantagens: dá para trabalhar de bermuda e chinelo, com o pé pro alto, tirar uma soneca depois do almoço, etc.

Mas… isso não significa que seja pouco trabalho.

O que eu tô dizendo é você pode organizar a sua vida de modo que esse trabalho aconteça… quando você quiser. Mas isso é bem diferente de dizer que é pouco trabalho.

Claro, é evidente que quando você começa a ter resultados, você pode delegar tarefas e aí sim passar ter uma vida mais tranquila.

Mas no início, quando você tá “equilibrando todos os pratinhos”, pode ser bem puxado.

Nem Sempre Você Conhece O Caminho

Quem vem do “mundo do emprego” conhece uma realidade bem diferente do mundo do empreendedorismo digital.

Se você tem um emprego, alguém te diz o que fazer, você faz, e é pago por isso.

Se você tem um negócio digital não tem ninguém para te dizer o que fazer.

Eu me lembro quando eu comecei… no início o negócio parece super simples e tranquilo, e depois você vê que tem um caminhão de coisas para aprender… não apenas aprender, mas também colocar em prática.

Na verdade, o meu primeiro treinamento, o Mapa do Infoproduto, nasceu exatamente assim.

Na época eu mesmo queria comprar um treinamento que tivesse “tudo o que eu precisasse saber em um lugar só”.

De repente até existia e eu não sabia, mas o fato é que eu não encontrei.

E teve um lado bom de não ter encontrado, né? Afinal de contas, foi a oportunidade que eu encontrei para criar o Mapa do Infoproduto.

Mas o ponto principal nem é esse.

O ponto principal é lembrar que muitas vezes não saber o próximo passo causa um grande desgaste e pode gerar muita ansiedade.

Um Negócio Exige Investimento

Você já ouviu em diversas ocasiões a expressão “do absoluto zero”.

Eu mesmo já usei muito.

Só que na maior parte das vezes que essa expressão é usada, ela não se refere a dinheiro.

“Construir uma lista do zero”, por exemplo, quer dizer que você sai do estado de “não ter uma lead sequer” para o estado de “agora eu tenho uma lista”.

Ou seja, você estava no absoluto zero.

Mas não quer dizer que isso custe “zero reais”. Você pode ter que pagar por tráfego, por exemplo.

“Construir um blog do zero” quer dizer que você não tinha um blog e passou a ter. Ou seja, saiu da estaca zero e passou a ter um blog.

Mas você vai ter que pagar para registrar domínio, pagar por hospedagem, de repente comprar alguns plugins, etc.

E eu nem tô falando de treinamentos.

Eu mesmo invisto demais em treinamentos. Se for botar na ponta do lápis, dá alguns milhares de reais por ano.

Então não se iluda que você não vai ter que investir. Até porque, nós estamos falando de UM NEGÓCIO, certo? Não existe pílula mágica, existe uma “máquina” que você constroi, você abastece essa máquina com dinheiro e ele te gera mais dinheiro, é assim que funciona.

Agora, dito isso, é importante lembrar: começar um negócio digital é MUITO MAIS BARATO que começar um negócio físico, além de ser muito mais escalável.

E sim, o dinheiro gasto é na verdade dinheiro INVESTIDO, porque a expectativa é que ele te dê retorno.

Dá Errado Antes De Dar Certo

Começar um negócio digital não é uma questão de “dar errado OU dar certo”. Muitos negócios muito bem-sucedidos “deram errado”. E depois “deram certo”.

Primeiro vem a parte de roer o osso e depois de aproveitar o filé. É importante estar ligado nisso. Não é “um ou outro”, na maior parte das vezes é “primeiro um depois o outro”.

Você Vai Precisar De Ajuda

É impressionante, mas a maioria esmagadora dos negócios que começam a dar resultados rápido são negócios que possuem um mentor por trás.

Eu mesmo criei o meu grupo de mentoria com o foco nesse mercado.

Mas você não precisa escolher o Feilpe para isso se não quiser.

Claro que se você me escolher eu vou ficar muito feliz. 🙂

Mas se não for o caso, tá tudo bem. Tem muita gente boa no mercado, Muita gente que eu ADMIRO DEMAIS.

O importante aqui é chamar atenção para esse ponto: sozinho é IMENSAMENTE mais difícil. Procure ajuda. Eu precisei, todos precisam, você não é exceção.

Vale a Pena?

Eu sou suspeito para falar, certo?

Afinal de contas eu TENHO um negócio digital. Mas sinceramente, você vai ter prós e contras em qualquer situação que você escolha para gerar renda para você.

E se é para ter o “lado ruim”, eu prefiro encarar esse lado ruim de bermuda e chinelo. 🙂

PERGUNTA: Você já conhecia “esse lado” do marketing digital? Quer compartilhar a sua experiência? Fala aí pra mim nos comentários! E não esquece de compartilhar, esses botões de redes sociais estão aí para isso!

 

Share This